sábado, 15 de novembro de 2008

Dicas para bandas iniciantes... PARTE II

Você já está na estrada algum tempo, fazendo shows e acredita que está na hora de dar um salto na carreira? Sim, é possível... marque uma reunião comigo, ou simplesmente, acompanhe as dicas abaixo:

1- Para conseguir um contrato de gravação, vá na revista It's Pop e verifique a disponibilidade dos contratos oferecidos... (se quiser um contrato melhor, você pode me mandar uma mensagem, que podemos negociar)

2- Entenda as cláusulas contratuais:

2.1 - "Royalty", significa quanto de porcentagem a banda dividirá com a gravadora.

Exemplo: "50%" - 50% do total de discos comercializados irá para a banda e 50% irá para a gravadora.

2.2 - "Desconto", significa o percentual de DESCONTO, que a banda irá obter nas gravações de músicas nos estúdios de gravação da CIA.

Exemplo: Se a banda tiver um desconto de 100% na gravadora B-ROCKS RECORDS {SP} da CIA Brooks Inc, não irá pagar nada para gravar músicas nos estúdios da CIA Brooks Inc.

2.3 - "Data de Vencimento do Contrato", o tempo de duração de um contrato.

Exemplo: Se o contrato tiver data para acabar em 21/11/2009, significa que ele acabará nesta data. (Um tanto óbvio, mas enfim...)

3 - Para gravar uma música, a banda tem que ter música própria (composta por membros da banda).

4- Tendo 2 músicas próprias, a banda pode lançar um single. Um "single" é um mini-cd, com 2 faixas. Uma cultura que não "pegou" muito no Brasil, embora alguns artistas já tenham lançado. Na Europa, e no popomundo, é comum o lançamento de single. (inclusive indicado para as bandas)

5- Para vender um single, é necessário que a banda tenha fama "medonho" em alguma cidade. Quanto mais cidades a banda tiver a fama mínima, melhor... (então não se preocupe tanto em lançar cds no começo, e sim, em focar no desenvolvimento das habilidades e melhorias para incrementar o seu show)

6- Dificilmente as gravadoras lançarão um single de bandas que não tenham fama mínima para vender. (não insista, será deprimente para você também, deixar 1000 cds no porta-malas do carro)

7- Segundo fui informado, a banda que já tenha a fama mínima requerida em algumas cidades, deverá lançar um single entre um intervalo de 28 dias... Nesse tempo, as vendas começaram a melhorar, e após 4 singles, e portanto, cerca de 4 meses, a banda poderá lançar um FULL CD! (isso mesmo, com os 4 singles, a banda terá 8 músicas, a quantidade exata de músicas mínimas para lançar um CD...)

8- Não utilize o dinheiro da banda para outras coisas no começo. Deixe-o para marcar ensaios e praticar as músicas... Também, vá juntando para comprar um veículo e posteriormente equipamentos... (ajudará na nota dos shows)

9- Continue a fazer shows, e tente expandir a "fama" da banda pelos 4 cantos do mundo. Quanto mais fama, maior quantidade de ingressos serão vendidos nos próximos shows, e claro, mais cópias de cds serão vendidas. Mais para isso, é preciso sempre melhorar a nota dos shows...

Mãos a obra!

(Dúvidas poderão ser postadas nos comentários)

Tim Brooks
Owner and CEO - B-Rocks INC (Registrada no Rio de Janeiro, com 12 locais atualmente e expandindo na região RIO-SP, focando nas bandas iniciantes)

Nenhum comentário: